Chinesa Fosun avalia aquisição da seguradora belga Ageas

Chinesa Fosun avalia aquisição da seguradora belga Ageas

A Fosun International Ltd., grupo chinês apoiado pelo bilionário Guo Guangchang, está a considerar uma oferta parcial ou total à seguradora belga Ageas no que, segundo os especialistas, poderia ser sua o seu passo mais ousado para expandir sua presença internacional.

A Fosun, sediada em Xangai, está a conversar com consultores sobre alternativas, incluindo a parceria com um parceiro, para dividir a empresa sediada em Bruxelas ou aumentar sua participação atual, segundo fontes citadas pela Bloomberg, pedindo para não serem identificadas, porque as deliberações são privadas. Nenhuma decisão final foi tomada e a Fosun pode decidir contra a realização de um acordo, eles disseram.

A Ageas tem um valor de mercado de 8,9 biliões de euros, depois de as ações subirem 7,2% este ano.

A Fosun continuou a expandir seu império de negócios internacionais mesmo durante uma repressão chinesa aos negócios no exterior em certas indústrias, o que forçou outros conglomerados como a Anbang Insurance Group a perder ativos. Neste ano, a Fosun anunciou acordos para a corretora brasileira Guide Investimentos e a grife francesa Lanvin.

As suas maiores incursões no estrangeiro foram em seguros. A empresa comprou o controle do negócio de seguros da Caixa Geral de Depósitos SA em um negócio de aproximadamente 1,6 biliões de euros em 2014, segundo dados compilados pela Bloomberg. Também adquiriu a Ironshore Inc., com sede nos EUA, em 2015, por US $ 2,1 bilhões, e depois vendeu-a menos de dois anos depois.

Análise minuciosa
As ações negociadas nos EUA da Ageas subiram 6,5% na terça-feira, a maior em quase seis anos. A Fosun já detém cerca de 3% da Ageas, embora a Ping An Insurance (Group) Co. seja a maior acionista, com participação de 5%, segundo documentos protocolados.

Representantes da Ageas e da Fosun recusaram-se a comentar.
Um negócio em potencial pode atrair uma análise minuciosa dos órgãos reguladores, porque a Ageas é a maior seguradora de Vida da Bélgica e segunda maior seguradora Não Vida, de acordo com seu site. Além das operações em toda a Europa, a Ageas vende produtos na China, Malásia, Índia, Tailândia, Filipinas, Laos, Camboja, Singapura e Vietnam. É também um parceiro minoritário numa joint venture com a China Taiping Insurance Holdings Co.

Há outros sinais de que o apetite da China pela expansão global ainda é forte. Em maio, a China Three Gorges Corp., a maior companhia de energia limpa do país, ofereceu 9,1 biliões de euros para aumentar sua participação na gigante de eletricidade EDP-Energias de Portugal SA.

A Fosun, entretanto, recebeu a aprovação da Bolsa de Valores de Hong Kong, este mês, para desmembrar sua unidade de hotéis e turismo, que possui o Club Med SAS e o desenvolvimento de hotéis de luxo Sanya Atlantis.

Deixe uma resposta